quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Férias 2013 - Porto Seguro-BA

Relato sobre férias de Motor Home na Bahia. Assim foi a postagem do blog ViagensFamiliaSilva levando curiosidades, informações e, acima de tudo, provocando vontade de acampar.....

Olá amigos após 28 dias viajando pelo Brasil estamos de volta. Como fazemos em todo Janeiro, conseguimos ficar mais tempo viajando, mas desta vez conseguimos ir mais longe e fomos explorar outros estados desse nosso Brasil maravilhoso.

Saímos de casa no dia 29/12/12 com destino a Bertioga-SP para passar a virada de ano, após 10 horas de viagem chegamos ao camping Camping Humaitá, e lá tivemos a grata surpresa de encontrar o Cesar Bonadia, a Dani e a Dona Luzia, pessoa maravilhosas que nos fizeram companhia até o dia 02/01/13, quando partimos com destino a Porto Seguro-BA.

Durante o deslocamento conhecemos o Safarista Ivanete e José  São Bernardo do Campo - SP

Reunião dos FOrDÕES

Familia Bonadia

Virada de ano em Bertioga-SP
Seguimos para Porto Seguro, deviando as capitais de SP e RJ, optamos em subir a serra Bertioga-Mogi, pegar a Carvalho Pinto até a Dutra, em Volta Redonda-RJ seguir pela BR-393, sentido Vassouras-Além Paraíba, para novamente pegar a BR-116 sentido Muriaé-MG, pernoitamos em um posto de combustível, com energia elétrica cobrada através de relógio específico para esse fim. Apesar da BR-393 estar em boas condições, é pista simples e passa por inúmeras pequenas cidades, dezenas de lombadas (quebra-molas) e mais uma dezena de radares, tornando a viagem mais cansativa e demorada.

Subindo a serra sentido Mogi

Rodovia Carvalho Pinto, pedágio caro, mas em ótimas condições

Disputando espaço na rodovia BR-393

Depois de Muriaé-MG seguimos pela BR-116 por MG até Teófolo Otoni, a rodovia está em boas condições, mas novamente passa por dezenas de pequenas cidades, a maioria delas passa pelo centro, o que torna a viagem cansativa, mas nos propiciou conhecer muitas cidades de MG, algumas muito interessantes e bem cuidadas.

Desvio na BR-116

Passamos por dentro de todas essas cidades e muitas outras

Muito sol e belas paisagens ao longo da rodovia

Primeira placa a direcionar nosso destino - Porto Seguro-BA

Após Teófilo Otoni, saimos da BR-116 e pegamos a BR-418, sentido BR-101. Os primeiros 100 km aproximadamente, é muito sinuoso e com diversos remendos e buracos, pista estreita sem acostamento e nenhum tipo de socorro (postos de combustivel, sinal de celular, borracharia, etc), se quebrar neste trecho complica. Os outros 120 km, a estrada é mais plana, mas continua com remendos e muitos caminhões de eucalipto. Fizemos esse trecho com muita calma e paciência, mas sem nehum problema até chegar no entroncamento com a BR-101 em Nova Viçosa, já na BA. Pernoitamos em um posto de combustível na BR-101 em Teixeira de Freitas, com energia elétrica cedida pela oficina de PX.

No dia seguinte seguimos para nosso último trecho da viagem até chegar a Porto Seguro, apenas 230 km.
Chegamos e ficamos maravilhados com a cidade, mais ainda quando chegamos ao Camping Mundai, com certeza uns dos melhores do Brasil. Ficamos estacionados já no primeiro box, e para nossa felicidade ao lado de pessoas maravilhosas, o Casal de Brasilia, Luiz e Emery, com os quais convivemos durante 11 dias. Além deles fomos conhecendo os outros vizinhos, que da mesma forma parecia que já eram velhos amigos, tamanha simpatia deles, a familia de Uberlândia, Luis , Margarida , Pedro Paulo e Cecilia, Laércio e esposa de São Paulo. o Querido Walber e Vera de Petrópolis, os proprietários do Mundaí, Geraldo e Cristina, que por diversas vezes estiveram sob o toldo do FOrDÃO jantando conosco.

Praia em frente ao camping

Piscina do camping Mundaí

O vidinha +/-
Dudu stressado

Dudu agradecendo pela excelente viagem

Laércio e Esposa de SP
Meus amores
Como sempre o Toldo do FOrDÃO movimentado
Festival de Kreps, promovido pela Emery e Margarida
Walber, pessoa fantástica, muita experiência e sabedoria

Luis Maria gente de pimeira grandeza
Luiz e Emery, pessoas especiais, cativaram o Dudu
Celebrando a nova amizade com o casal Vera e Walber

Cristina e Geraldo ao fundo, os proprietários, muito atenciosos e de uma simplicidade incrível
mais amigos
Churrasco no toldo do Luiz Maria
Amigão !
Churrasco no toldo do Laércio
Dona Cecilia, pessoa fantástica, adoramos conhece-lá

Também tivemos a oportunidade de conhecer melhor Porto Seguro e suas redondezas, alugamos um carro e fomos conhecer os pricipais pontos turísticos.

Centro Histórico:
"Com o descobrimento oficial do Brasil a 22 de abril de 1500, a coroa portuguesa estudava um meio de colonizar o Brasil. Em 1503 surge a primeira vila (comunidade) do Brasil, a atual Porto Seguro. Um pedra lavrada com símbolos portugueses foi fixada na atual Cidade Histórica de Porto Seguro para marcar a posse do Brasil por Portugal. Esta pedra pode ser vista na praça Pero do Campo Tourinho na Cidade Histórica. Gonçalo Coelho, navegador e cosmógrafo português foi quem comandou a expedição que oficializaria a posse do Brasil. Começava assim, lentamente, o início da história de Porto Seguro."
Fonte: http://www.hjobrasil.com

Arraial d'Ajuda e Trancoso

Santa Cruz Cabrália e Coroa Vermelha

"Santa Cruz Cabrália é uma das cidades históricas do estado da Bahia, por nela terem sido realizadas a 1ª (Domingo de Páscoa) e a 2ª (de Posse) Missas no Brasil, ambas celebradas por frei Henrique de Coimbra, capelão da armada de Pedro Álvares Cabral, em 26 de abril e 1 de maio de 1500, respectivamente, a primeira delas na extremidade sul da Baía Cabrália, mais precisamente no Ilhéu da Coroa Vermelha e a segunda na foz do Rio Mutari."
fonte:http://pt.wikipedia.org

Pequeno mais agradável camping em Santa Cruz Cabrália, conhecemos o Safarisa Dirceu e o Jorge, com seu charmoso MH

Após 11 dias em Porto Seguro decimos iniciar a viagem de volta, mas claro agora com mais tempo parando para conhecer mais alguns camping. Sendo assim rumamos para Marataízes-ES para conhecer o famoso camping do Siri. seguimos pela BR-101 até Guarapari-ES, a partir dai fomos ladeando as belas praias até Marataízes. Próximo a Eunápolis-BA, encontramos na estrada nossos amigos Eduardo e Geya (Universo dos viajantes), foi uma alegria encontrá-los com se tivesse sido combinado. Eduardo me deu boas dicas de camping no ES.

Encontro na rodovia com Eduardo e Geya

Neste posto pernoitamos na ida para Porto Seguro, em Teixeira de Freitas-BA

Irresponsabilidade

Encontrando Mh na estrada, pessoal do TOCA

Camping do Siri - Marataízes-ES

O Camping do Siri sem dúvidas está na lista dos melhores campings do Brasil, além da praia fronteira (praia de areia grossa e de "tombo" faixa de arreia com forte inclinação), a estrutura do camping, tamanho e atividades recreativas impressionam. São diversos recreadores que matém as crianças, adolecentes e adultos ocupados durante todo o dia. Além de em algumas noites ter baile com boas bandas para quer curtir a noite. Tudo isso num ambiente muito familiar. O foco do camping são as barracas, mas existe uma boa área para trailers e MH. O camping é gigantesco, mede quase 3000 metros do comprimento, quase necessita um taxi para percorrer sua extensão. Lá comnhecemos o amigo Fausto do RJ, juntamente com sua familia, pessoas fantásticas.

Vidinha +/-

Lagoa do Siri

Loja dentro do camping
Pousada do Camping

Área do MHs, tinha mais FOrDÃO por lá também, esse de Curitiba-PR

Filhos do Safarista de Goiania, Fernando que conhecemos no encontro em Joinville.

Bailes dentro do camping

Recreação

futebol de sabão

As falésias

Praia em frente ao camping

Ginástica e dança na praia

Derretendo a cerveja...

1/3 do comprimento do camping

Dudu se preparando para um grande desafio

A tiroleza

Muita coragem

Grande Dudu

Os tios como são chamados os recreadores do camping

Nas prais do ES, cena inusitada

Toda a galera

Churrasco no toldo do amigo Fausto do RJ

Nosso mais novo amigo, Fausto e sua filhinha.

Após uma maravilhosa estadia no camping do Siri, continuamos nossa viagem de retorno, agora convencidos pelas dicas do amigo Fausto em retornar pelo RJ passando a ponte Rio-Niterói, mas antes fizemos uma parada de 2 dias no CCB de Cabo Frio-RJ. Lá reencontramos o Jorge e a Celina que estavam num camping em Santa Cruz Cabrália-BA, foi uma alegria poder fazer amizade com eles. Jorge também muito atencioso me orientou na passagem pelo RJ, suas dicas foram perfeitas. Valeu amigão !

Praia desertas e paradisíacas no litoral do ES

Cabo Frio - Camping do CCB

MH do amigo Jorge
Saimos de Cabo Frio no dia 23/01/13, com o intuito de chegar em casa na sexta, passando pelo RJ e SP, que sem dúvida é o melhor caminho para Porto Seguro, mais rápido e rodovias em melhores condições, mesmo considerando possíveis congestionamentos no RJ e SP.

Avistando a ponte Rio-Niterói

Chegando no Rio

Vista de cima da ponte

Saindo da ponte

Balanças, várias delas, passamos em todas

Chuva

Sol

Posto Graal Petropen em Registro - SP

Pernoite no posto Graal em Registro, outro MH de Jaraguá do Sul - SC, ainda estavam dormindo quando saímos, não sabemos quem é....

Rompendo a barreira do 50.000 km do FOrDÃO

Estamos próximos de casa

Chegamos a nossa querida Três Barras

Foram 28 dias de viagem, 4700 kms de percorridos, conhecemos 2 dos melhores campings do Brasil, praias maravilhosas, clima fantástico (choveu apenas 2 dias), meus companheiros de viagem, Simone e Dudu sempre me ajudando e orientando nas placas, radares e lombadas, e  também responsável pelas fotos.
Além de tudo isso a felicidade de conhecer novos amigos, pessoas maravilhosas que já estamos com saudades.

Fotos: Simone Mireski  P. da Silva e Luiz de Brasilia-DF

fonte: http://viagensfamiliasilva.blogspot.com.br/2013/01/ferias-2013-porto-seguro-ba.html