domingo, 24 de março de 2013

Como purificar água em trilhas.

fonte: http://www.mundocamping.com.br/como-purificar-agua-em-trilhas/



Um dos principais pontos quando nos preparamos para fazer trilhas é a água, ainda mais importante quando são trilhas extensas (3 ou mais dias). Isso porque levar água de mais acaba nos desgastando mais com esse peso extra e água de menos pode nos levar a desidratação.
Em um dia normal, é recomendado tomar dois litros de água por dia. Porém, quando são feitas trilhas ou escaladas a quantidade de água necessária acaba quase dobrando dependendo do calor, da dificuldade da trilha e o tempo em percorrendo. Além disso devemos calcular a utilização de água para outros fins como: cozinhar e escovar os dentes.
Por isso, a primeira coisa que deve ser feita antes de começar uma trilha/escalada é ver os pontos em que há bicas de água limpa, assim é possível calcular o quanto de água é necessário levar em cada trecho, porém é sempre bom levar uma reserva para imprevistos como por exemplo: informações erradas, bica estar seca nessa época do ano ou a água estar imprópria para consumo.
Apesar da água ser indicada para consumo por relatos de blogs ou pelos guias da região, sempre existe da água estar contaminada, já que animais podem utilizar essa fonte ou resíduos químicos atingirem a região. Dessa forma, esses dois métodos podem ajudam a prevenção de ser contaminado e evitar uma possível desidratação por diarreia ou vômitos.
O primeiro método é o mais conhecido por todos que é a fervura da água, ela mata as bactéria e os parasitas. Para um melhor resultado, quando a água começar a borbulhar comece a contar no mínimo 10 minutos, para garantir que ela esteja purificada.
Como nem sempre temos a opção ou a comodidade de acender uma fogueira/fogareiro para ferver a água, o segundo método é mais simples e prático. Alguns produtos à base de cloro como o clor in (pastilha) e o hidrosteril (gotas) garantem a esterilização da água, além disso em todo o lugar que ele estiver em contato no recipiente que você estiver utilizando (cantil, garrafa pet, etc) como a tampa e o local onde você coloca a boca fica também esterilizado. O seu método de utilização é bem simples, dependendo do basta pingar algumas gotas (ver a quantidade sugerida na embalagem) ou colocar uma pastilha na água e esperar por um tempo para o cloro fazer o seu efeito na água.
hidrosteril - purificar águaclor in - purificar água

fonte: http://www.mundocamping.com.br/como-purificar-agua-em-trilhas/

Campings Mapeados