domingo, 31 de março de 2013

Fatma quer reabrir camping do Parque do Rio Vermelho, na Capital

A administração será feita por empresa privada. O órgão ainda quer criar uma trilha ecológica dentro do parque

 

imgEmanuelle Gomes
@Emanuelle_ND
FLORIANÓPOLIS




Janine Turco/Arquivo/ND
Camping Rio Vermelho
Local está fechado desde a temporada entre 2011 e 2012
Os turistas que sentiam falta de acampar no Parque Estadual do Rio Vermelho durante a temporada de verão ficarão felizes com a novidade divulgada pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente). O presidente do órgão, Gean Loureiro, afirmou que vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa para que o camping volte a funcionar por meio de empresa terceirizada que seria escolhida em processo licitatório. Ele espera que até o final do ano tudo esteja preparado para receber os turistas.
“Além disso, discutimos com a Polícia Ambiental a construção de uma trilha ecológica dentro do parque, que possibilite a contemplação de animais silvestres e leve conscientização para a preservação de espécies ameaçadas”, antecipou. De acordo com Gean, a polícia já tem estudo nesse sentido e o projeto custaria R$ 1 milhão.
Gean afirmou que na segunda-feira terá uma reunião com o Ministério do Turismo para apresentar o projeto com o intuito de captar recursos. “A trilha terá um quilômetro e faremos contato com escolas para visitação”, completou.
Sobre a privatização do parque, Gean justificou que o local ficou desativado principalmente porque a Fatma não tem como prioridade a administração dessas áreas. “Vamos passar para uma empresa que tenha condições de fazer isso bem. Terá exigências, criaremos critérios de uso e vamos continuar fiscalizando a área. Queremos estender esse modelo a outras unidades de conservação, como a Serra do Tabuleiro”, alertou.
Capacidade para 600 barracas
O camping foi fechado na temporada de verão entre 2011 e 2012. A Fatma alegava falta de recursos para a manutenção. O camping funcionava desde 1975 e recebia turistas de todo o Brasil e do exterior. 
O local tinha capacidade para 600 barracas e 50 trailers e motorhomes por dia. Durante a temporada, cerca de 2,5 mil diárias costumavam ser utilizadas no local, representando uma média de 30 pessoas por dia.
São 41 mil m² em meio à área verde. O camping está localizado dentro dos limites do Parque Estadual do Rio Vermelho, entre a praia do Moçambique e a Lagoa da Conceição, na estrada geral do Rio Vermelho (Rodovia João Gualberto Soares), a três quilômetros do centrinho da Barra da Lagoa.
Publicado em 29/03-17:00 por: Emanuelle Gomes. 
Atualizado em 31/03-19:22

 

Campings Mapeados