sexta-feira, 22 de março de 2013

Arroz no bambu

fonte: http://www.mundocamping.com.br/arroz-no-bambu/


Arroz no bambu




O bambu é uma planta que está presente em praticamente todo o Brasil, sendo principalmente encontrada em regiões ao nível do mar, tropicais e montanhosas (na faixa de altitude próxima à 1300 metros). O tronco do bambu tem diversos usos, pode ser utilizado para a produção de pequenos artesanatos e até na construção civil. O MundoCamping mostrará uma utilização curiosa dessa planta: Utilizá-la como uma panela para o cozimento de arroz. A receita da vez é o arroz de fogueira cozido no bambu.
Ingredientes

Arroz
Água
Sal
Bambu
Modo de preparo

1.Encontre um pedaço de bambu que tenha pelo menos um colmo em cada extremidade, para que seja possível colocar o arroz em seu interior. É importante escolher um pedaço que seja relativamente grosso. O bambu deve resistir ao fogo durante o cozimento.
Receita de arroz no bambu
2.Faça um corte horizontal no bambu, como se fosse fazer a tampa de uma panela, abrindo espaço para colocar o arroz dentro do colmo.
3.Coloque o arroz no interior do bambu
4.Adicione a água no bambu com o arroz. Como nas receitas domésticas de arroz, a quantidade de água inserida deve ser o dobro da quantidade de arroz.
Arroz no bambu
5.Adicione sal a gosto ou qualquer outro tempero de preferência.
6.Feche a “tampa” do bambu com os ingredientes no interior e leve para a fogueira. Procure colocar o bambu diretamente nas chamas do fogo.
Tempo de preparo

O tempo de preparo irá depender muito da quantidade de arroz e da grossura do bambu. Verifique de tempos em tempos a quantidade de água. Quando toda água tiver evaporado e o arroz estiver no ponto, basta retirar o bambu da fogueira e aproveitar.
Extras

Para aqueles que querem incrementar o sabor da comida, aconselhamos colocar pedaços de linguiça ou salsicha ou também legumes como batata e cenoura. Use a criatividade e o famoso improviso dos momentos de camping.
Cuidados

Antes de acender a fogueira, verifique se o local do seu camping é apropriado para tal. Fogueiras não são permitidas em áreas de preservação ambiental, pois podem ocasionar incêndios com qualquer descuido.
Vídeo de como preparar seu arroz no bambu


fonte: http://www.mundocamping.com.br/arroz-no-bambu/

Campings Mapeados