terça-feira, 25 de junho de 2013

Acampando em Guarapari/ES

blog de origem: http://desligandodatomada.blogspot.com.br


Eu andava um tanto quanto atarefado, e também pouco inspirado. Com a chegada do inverno recobrei um pouco do ânimo e resolvi compartilhar com os leitores do desligandodatomada,
uma das viagens que fizemos para fugir do frio riograndense, rumo à praias do sudeste, o que já é praticamente uma 'tradição' aqui em casa.
Orla urbanizada de Vitoria
Região portuária de Vitória
Aproveitando a ocorrência incomum de tarifas aéreas bem baratas, oportunizada pela concorrência entre as companias aéreas TAM e AZUL, aproveitamos para conhecer o Espírito Santo. 

Desembarcamos em Vitória, por onde permanecemos por uns poucos dias, 
aproveitando-os para conhecer a capital capixaba e alguns atrativos do entorno, utilizando principalmente o transporte coletivo comum. Sua orla, suas pontes, prédios históricos, sem esquecer os encantos do vizinho município de Vila Velha. Tri bonito.
Praia da Costa em Vila Velha

Fábrica da Garoto em Vila Velha




Convento de Nossa Senhora da Penha - Vila velha

 






Cachaçaria Reserva do Gerente
















Mas o destino principal foi mesmo Guaraparí, distante um pouco mais de 50 quilômetros da capital em direção ao sul, recheada de belas praias e dona uma gastronomia realmente memorável, além de um cachaçaria deliciosa, a Reserva do Gerente, que fica na boa estrada que liga os dois municípios.

  
Havia algumas alternativas disponíveis de áreas de camping na região, mas pela estrutura oferecida, bem como pela localização, optamos por acampar no Camping e Pousada Costamares,

Cantina do camping
Nossa saudosa Nautika Cherokee montada no Costamares
(www.costamares.com.br) na praia de Santa Mônica. Trata-se de um camping seguro, com muito sombra, bons banheiros (poderiam ser mais limpos),  próximo a praias boas para banho e contemplação. Na período em que lá estivemos o camping estava praticamente vazio, pura paz!



Portão de acesso à praia de Santa Monica


Como as distâncias entre os atrativos de Guarapari  são relativamente grandes, optamos por alugar um veículo, e desta forma otimizar a nossa circulação na região, tendo propiciado inclusive explorar alguns lugares nos arredores do município, como as praias e o mosteiro de Anchieta e uma inusitada Buenos Aires rural, na subida da serra do mar.

Praia do CCB em Setiba -Guarapari, Camping ao fundo.

Praia do Morro - Guarapari

Praia  Areia Preta - Guarapari

Guarapari

Guarapari


Guarapari

Três Praias - Guarapari
Setiba -Guarapari
Meaipe - Guarapari



Entardecer na Praia de Santa Mônica, em frente ao camping Costamares

Praia dos Amores - Iriri - Anchieta/ES


Iriri - Anchieta/ES





















Igreja Nossa Senhora da Assunção - Museu Padre Anchieta
Chegando a Buenos Aires?



Enfim, um lugar muito bonito mas não divulgado como deveria. Ao que se notou é frequentado principalmente por mineiros e capixabas, tem como prato típico a Muqueca Capixaba, muito saborosa e que se diferencia da baiana por não levar azeite de dendê nem tampouco água de côco. Ótimos restaurantes ficam na praia de Meaipe, especializados na tal muqueca, mas sempre se pode encontrar algum restaurante de comida mineira, igualmente deliciosa!
Uma Buenos Aires no mínimo diferente!

Como fomos no 'inverno', pegamos a água um pouco turva devido aos ventos, mas em outras épocas, quando a água fica mais clara, é possível praticar mergulho, existem algumas agências especializadas que oferecem cursos de batismo, etc. Afora a turbidez do mar, o clima permite tranquilamente que se aproveite bons dias de praia, e a variedade e beleza das paisagens do lugar o tornam um belo destino de férias o ano todo.
Estradinha sinuosa que leva a Buenos Aires, Guarapari ao fundo.

Muitas são as opções de hospedagem em Guarapari, dispondo de muitos hoteis, pousadas e também áreas de camping. Além do camping Costamares que elegemos, visitamos ainda o CCB ES-01, na praia de Setiba, muito espaçoso e bem localizado mas com um triste ar de abandono; e o camping Porto Grande, em Meaipe, que fica em um lugar bastante tranquilo mas também isolado. Quando lá estivemos o portão estava fechado, e mesmo insistindo não conseguimos entrar e conhecer o interior, uma lástima... mas ele é muito bem recomendado por quem conhece.

Então é isso, devo ter esquecido alguns detalhes, mas ainda assim espero que tenham curtido o relato. Até breve!


fonte: http://desligandodatomada.blogspot.com.br/2013/06/acampando-em-guaraparies.html

Campings Mapeados