quarta-feira, 5 de junho de 2013

ACAMPANDO PELA PRIMEIRA VEZ - O QUE FAZER E COMO SE COMPORTAR

Olá amigos campistas de Minas e do Brasil.

Hoje postarei informações para amigos que me perguntam como é acampar pela 1º vez, e que nunca acamparam na vida.

Primeira vez acampando

Se você nunca acampou o melhor a fazer é combinar com amigos que já acampem há algum tempo. Caso não seja possível, pois vocês não tenham amigos que gostem deste tipo de aventura; procure informações na internet ou em blogs relacionados a camping para que possam ter pelo menos uma pequena noção.
Dicas de alguns blogs:
aventureirodomato.blogspoto.com.br
camping&familia.blogspot.com.br
o campista
entre outros.

Leve apenas o indispensável. 
Se for de mochila lembre que precisará de itens leves para aguentar o peso, principalmente se for necessário fazer uma trilha para chegar ao local do acampamento.
Se for de carro é possível levar mais equipamentos e tornar a estada ainda mais confortável.

Como escolher a barraca a ser usada?
Este é um ponto importante, pois temos hoje no mercado vários tipos no mercado.

1º - Barraca canadense
Este modelo é o mais antigo do mercado, tem durabilidade boa mas é de montagem mais dificil devido a ter muita estrutura de metal pesada.



2º Barraca iglu
Este modelo é o mais novo no mercado, tem varias qualidades, entre elas é leve e de fácil a montagem



3º Barraca bangalô
Estes modelos possuem espaço de sobra para famílias grandes.



Convivência:

Cada camping tem suas regras especificas a serem seguidas. Mas, de maneira geral, é a convivência entre os campistas que irá defini-las. Ates de viajar se informe sobre o ambiente e a frequencia usual do camping que pretende visitar. Em epocas de carnaval e grandes feriados é preciso ter aind amais atenção, principalmente se vocês querem sossego.

Limpeza das área comuns:

É importante zelar pela manutenção e limpeza dos espaços comuns. Ao usar o lava pratos ou lava louças, deixe as instalações limpas como você encontrou. Vale o mesmo para os banheiros. Leve sacos de lixo e não deixe seus pertences espalhados ao redor da bancada.

Como escolher o local para montar a barraca

Atenção as áreas sujeitas a alagamentos ou com depressões no terreno. Procure os locais mais elevados para montar sua barraca e vistorie a área quanto à existência de pedras, raízes de arvores, formigueiros, etc..., que poderão lhe causar incômodos.

Montagem da barraca:

Nunca saia para viajar sem ter antes montado sua barraca e conferir se o conteúdo está completo (estruturas, esteques, corpo da barraca e sobre-teto). Aprender no meio da natureza ou no Camping , quando o sol mesta se pondo ou, pior, debaixo de chuva, não é a melhor hora. Fora isso, monta-la errado pode danificá-la seriamente já no primeiro dia de uso.

Obs.: NUNCA PEÇA BARRACA EMPRESTADA A NINGUÉM, PROCURE SEMPRE COMPRAR A SUA.

Antes de montar sua barraca, coloque debaixo do piso uma tela (piso ecológico) para proteção da mesma.
Ao montar a barraca atenção especial ao sobre-teto, que deverá ficar o mais esticado possível de forma que não encoste no dormitório. Na maioria das vezes a causa da infiltração de água quando chover é devido estar encostado. Sobre-teto bem instalado também melhora a circulação de ar e ajuda a evitar a condensação dentro da barraca, causada pela diferença de temperatura interna e externa, que chega até a gotejar dentro da barraca. 

Como fixar os espeques:

Fixe-os sempre inclinados no angulo de 45º (/) para o lado oposto da barraca, o que aumenta a segurança em caso de ventos mais fortes.
Para fixa-los utilize um martelo de borracha, cuja superfície de contato é maior, não faz barulho e reduz o risco de uma martelada no dedo.
Se possível enterre-o totalmente para evitar acidente de alguém tropeçar no pedaço que ficar exposto.

Cordinhas - Como amarra-las:

Ficam presos em pontos de reforço laterias nas barracas. devem ser todas utilizadas e esticadas; servindo assim para manter o sobre-teto afastado do dormitório e também para dar maior estabilidade a barraca em caso de ventanias.

Área limpa no acampamento:

Para manter limpa a área em trono do acampamento e sem riscos de empossar água em caso de chuva, o que acontece com plásticos; use um piso ecológico (tela daquelas que se coloca em janela para não entrar mosquitos). Geralmente costuradas do tamanho desejado com beiradas de viés ou nylon com ilhoses nas extremidades. A instalação é muito fácil, esticando-o em toda a superfície e fixando com espeques através dos ilhoses.

Veja foto abaixo:



Ser campista? É ser solidário

Lembre-se ser campista é ser solidário. Caming é um local onde a solidariedade é uma pratica comum. Problemas mecânicos de carro, dificuldade na montagem da barraca ou imprevistos após chuva forte, por exemplo, são momentos onde sempre aparecem vizinhos pronos a ajudar.
Na maioria das vezes nem precisa pedir, basta verem que está com alguma dificuldade e já oferecem ajuda. Faça o mesmo quando ver alguém passando por algum tipo de apuro.

Camaradagem no camping:

Por ter se esquecido de trazer, as vezes algum campista pede emprestado aos seus vizinhos alguma coisa como uma caixa de fósforos, um abridor de lata, uma grelha para churrasco, etc..., e normalmente é atendido com a melhor boa vontade.
Como isto pode acontecer também com você, procure atender no que estiver ao seu alcance, mantendo assim o espirito de camaradagem que impera nos campings.

Crianças no acampamento:

Levar crianças para acampar, apesar dos cuidados e atenções que requer é extremamente gratificante (elas vão adorar) e é uma excelente oportunidade para repassar noções de respeito ao meio ambiente, além de reforçar, ,ainda mais a união familiar.

Rotina em um acampamento:

A barraca esta montada. E agora o que fazer? Apesar de calouro você é quase um campista. Falta entender a rotina do camping.
Acampamento no verão ou em lugares de clima quente, sua alvorada será cedo. Na maior parte das vezes, a barraca acaba esquentando e o calor o força a sair do "casulo" e aproveitar o dia.
Hora do café: A maior parte das pessoas fazem o desjejum na barraca. É a refeição mais fácil de preparar e inclui ingredientes práticos e fáceis de carregar. Se o camping escolhido conta com lanchonete ou restaurante, você poderá fazer as refeições por lá. Em muitos campings é possível comprar próximo ao local até pão fresco e frutas de manhã.
Se for possível contar com uma pratica mesinha, ótimo. Senão, uma toalha garante espaço para a refeição. Só não podem faltar pratos, talheres e copos.
Quem levar um isopor ou caixa térmica de fibra, para conservar gelados, deve se informar se há gelo à venda no camping ou nas proximidades, o que também é comum.
Depois de comprar pão, tomar café da manhã e lavar os pratos e utensílios nos lava-pratos do camping, você terá entendido porque "camping é um espaço coletivizado". E já entendeu também porque é tão fácil fazer amizade. Tem sempre alguém com quem conversar e a tarefa fica divertida e ligeira. O clima é sempre de bom humor. 

Amigos esta ai a dica para quem quer ir acampar pela primeira vez. Apesar de alguns perrengues que possam acontecer, sempre vocês terão histórias engraçadas para contar.


Grande abraço a todos e até breve.











fonte: http://aventureirodomato.blogspot.com.br/2013/06/acampando-pela-primeira-vez-o-que-fazer.html

Campings Mapeados