sexta-feira, 7 de junho de 2013

CHUVA EM ACAMPAMENTOS


Olá amigos campistas de MG e do Brasil.

Hoje postarei duas dicas interessantes sobre situações que podem acontecer em um acampamento.

1º - Chuva em acampamento.

Pois bem. A chuva em acampamento é uma situação que sempre pode acontecer, principalmente para quem mora na região sudeste do pais. A qui o clima varia muito, principalmente de 2 anos para cá.

O que fazer em uma situação destas?

Bem a primeira coisa que você precisa saber é que; a possibilidade de chuva sempre existirá e você precisa estar preparado para esta situação.
Antes de acampar, verifique os fechos e costuras da barraca; sempre passe algum tipo de selador nestas áreas. Pode ser selador comum (tipo da Nautika ou selador em spray importado tipo Colleman), não interessa um ou outro vai funcionar.

Veja fotos abaixo dos dois modelos mais conhecidos:

Selador Nautika
Para passar este tipo de selador, primeiramente, leia com atenção o modo de uso no verso, depois aplique o liquido nos fechos e costuras da barraca. (O cheiro não é muito bom, por isto aconselho sempre passar antes de viajar, depois é só deixar secar um pouco a sombra) feito isto quando for acampar não haverá cheiro forte dentro da barraca.



Selador Coleman (Spray)
Para passar este tipo de selador, primeiramente, leia com atenção o modo de uso no verso, depois aplique o spray em camadas pequenas e sem respingar nos fechos e costuras da barraca. Feito isto quando você for acampar estará tudo Ok.

Bom; seria melhor se tivesse passado (nas costuras e fechos) antes de ir acampar, mas se você não lembrou deste detalhe, tudo bem; você não teve tempo de montar sua barraca antes ou abri-la para ver se tudo estava em ordem antes de ir viajar.

Bom vamos continuar.
Na situação de chuva, sempre estique bem sua barraca na hora da montagem, observe se o sobre teto irá encostar na parte (de tecido - parede) de dentro da barraca, se isto acontecer, não deixe, faça novamente o processo de montagem esticando novamente a barraca, pois se caso os tecidos ficarem colados haverá mais chances deles verterem água para dentro da barraca. (Ou seja a água passará pelos tecidos para dentro da sua barraca, molhando-a toda).
Na parte de baixo da barraca (ou seja no piso), use sempre uma tela ecológica (tipo mosqueteiro, ou aquelas para proteção de fachada de obras) por baixo do piso da sua barraca quando monta-la, pois este tipo de tela protegerá o fundo da barraca e não deixará acumular água da chuva, pois ela vai sempre escorrer com mais facilidade. Algumas pessoas usam lona plástica preta, amarela ou tipo lona leve por baixo da barraca estes tipos de lonas retem a água; e com isto sempre haverá uma grande possibilidade de alagar sua barraca. Não façam isto, pois poderá causar uma grande catástrofe quando a água acumular.
Veja foto do piso ecológico abaixo:

Este tipo de piso ecológico é tão bom que pode ser usado na área de cozinha também, veja na foto abaixo



Os gazebos também são uma boa opção para um acampamento com chuva. Só que acampamentos com chuva com menos intensidade, pois eles com grande volume de chuva passam água sobre suas lonas transadas.

Chuvas de vento definitivamente não combinam com camping ou acampamentos, falo isto por experiência própria, invariavelmente, nas barracas entram um pouco de água. Uma solução que arranjei para tal situação, foi colocar uma lona de cobertura (tipo lona leve de carreta) cobrindo a área do meu acampamento (barraca e cozinha).
Como fiz isto: Tenha sempre em seu material uma corda de seda grande com bitola de 8 mm no minimo (+ ou - 30 metros), prenda a corda em duas árvores e depois passe a lona por cima, quando este processo estiver pronto, amarre as pontas da lona com esticadores elástico para moto na posição diagonal a lona. Próximo passo é colocar postes para aumentar a altura da lona, uma vez que vocês precisaram circular por debaixo dela para entrar e sair da barraca e da área da cozinha.

Veja na foto acima e na foto a seguir:

Observe a corda no meio da lona acima, e os postes de que falei nas laterais

Dia de chuva - Olha com a água não acumula sobre a lona


Outro tipo de cobertura para acampamentos menores

Nesse tipo de situação a dica principal é:

NÃO PERCA SEU HUMOR, Camping é assim mesmo, os perrengues viram historias engraçadas para vocês contarem depois.

Cuidado também com seus equipamentos eletrônicos (celulares, câmeras fotográficas etc..) coloque sempre em saquinhos de plástico estes equipamentos na hora da chuva e de preferencia em lugares seguros.
Tenha sempre uma capa de chuva daquelas de plástico, uma hora vocês iram precisar, ne que seja para sair de seu acampamento, para conferir as cordas e amarrações da barraca, e depois voltar para o quentinho sem se molharem.

Ficam ai as dicas, amigos espero que tenham gostado e que elas possam ter ajudado de alguma forma.

Grande abraço a todos e até a próxima. 

fonte: http://portal.macamp.com.br/pagina-externa.php?urlExterna=http://aventureirodomato.blogspot.com.br/2013/06/chuva-em-acampamentos.html

Campings Mapeados