terça-feira, 25 de junho de 2013

O melhor camping do mundo !

blog de origem: http://carrocarregado.blogspot.com.br/2013/06/o-melhor-camping-do-mundo.html







Num exercício mental vamos tentar imaginar como seria um camping ideal.

Antes de qualquer coisa, investiríamos pesado em instalações bem como em treinamento de pessoal levando em conta sempre a otimização e a proporcionalidade (relação ganha-ganha;

- Banheiros:
Bons, próximos (mas nem tanto) e amplos, com aquecimento de água promovido por sistemas alimentados por gás ou sol. Uma estrutura geral de fácil manutenção e limpeza, com ventilação e iluminação naturais (clarabóias/domus/venezianas translúcidas); Isso contribuiria para uma redução significativa no consumo de energia elétrica bem como tornaria a higienização do local uma tarefa mais rápida, fácil e ecologicamente menos impactante, graças a menor necessidade de utilização de água e produtos de limpeza.

- Equipe de colaboradores:
Outro ponto vital para investir pesado seria na contratação e treinamento das equipes. Os colaboradores seriam pessoas bem humoradas, prestativas e dispostas a ajudar. Acima de tudo, que gostassem de pessoas e diversão.
Manteríamos um sistema de avaliação de atendimento no final da hospedagem, onde o cliente avaliaria pontos principais do atendimento.
- Farta oferta de facilidades:
Nosso camping ideal teria estrutura modular, ou seja, ofereceria áreas individuais para camping de aprox. 9x6m (suficiente para montar uma barraca grande como uma T6.2 da Quechua ou uma Ozark Trail + 1 gazebo 3x3. Ou então algumas barracas menores + gazebo), os famosos box. Além deles, haveria espaço livre para quem não quisesse usufruir da área do box.
Cada módulo desses teria uma churrasqueira, uma pia com instalação hidráulica funcionando (água e esgoto) e uma central elétrica (1 ponto de energia) devidamente protegido com disjuntor e abrigado da chuva oferecendo 6 tomadas (3x220VCA e 3x 110VCA) com medidor de energia individual. Ou seja, haveria cobrança real pelo uso da energia elétrica (repassaria o custo da energia elétrica oferecido pela concessionária + 15% sobre o valor para um fundo de manutenção da estrutura interna de distribuição). Tudo isso com objetivo de tornar o valor da diária reduzido. Ou seja, quem usa mais, paga mais (nada mais justo, não é mesmo?).
Essa área modular seria gramada (com área da pia/churrasqueira cimentada) e ao lado de cada módulo espécies de mini-ruas (largura de 1,5 metro) recobertas de pedras (britas) separando cada módulo e facilitando o deslocamento das pessoas. Além disso, essa forma ajudaria muito no escoamento da água em dias de chuvas pesadas.
Completando, haveria também módulos duplos e triplos para grupos.

Ainda no campo das facilidades, implantaríamos um serviço de entregas de gelo, carvão, cerveja e demais itens de primeira necessidade. Alguns ramais telefônicos espalhados pela área de camping interligando a área ao bar/lanchonete e portaria. Entregaria no local....para os preguiçosos uma boa idéia. Obviamente apenas implantaríamos isso se meu camping fosse muito grande e as áreas distantes demais.

- Manutenção das áreas de uso comum:
Uma grama bem aparada, piscina impecavelmente limpa, churrasqueiras bem cuidadas, toda estrutura bem cuidada para que não houvesse impressão de abandono ou insegurança.


No mais, fazer valer um regulamento rígido quanto a badernas e desordens porém tolerante com as manifestações alegres e eventuais.


E você, como seria o seu camping ideal?

fonte: http://carrocarregado.blogspot.com.br/2013/06/o-melhor-camping-do-mundo.html

Campings Mapeados