terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fogão Amazonas Plus

postagem do blog: http://www.diariodebarraca.com.br

Salve nação barraqueira, tudo bem com vocês?
O que vocês acham de conversarmos sobre cozinhar no camping, ou melhor dizendo sobre fogareiros campistas?
Os campistas que curtem cozinhar na barraca sabem que há uma imensa variedade de fogareiros e fogões para suprir nossa necessidade e estilo.
A Podinha como você já sabe, é adepta das refeições campistas e raramente utiliza os restaurantes dos campings, assim em nossa tralha sempre tem espaço para um fogareiro.
Durante todos estes anos já utilizamos alguns modelos e, prometo, falaremos deles em outros posts. Mas o objetivo hoje é falar sobre nosso novo equipamento.
Trata-se de um fogão para camping Dako Amazonas Plus. Com dois queimadores e forno.
Fogão para camping Dako Amazonas Plus
Apesar da cor de cozinha da vovó ele é fantástico! Sim campistas, o danado só vem na cor Areia, ou para os mais antigos parece casca de ovo mesmo rs.
Como eu já disse ele possui 2 bocas, que funcionam maravilhosamente bem. Mesmo com vento ele se mostrou super eficiente, tanto que se bobear o rango queima. Para que conste, os queimadores são manuais, ou seja, você vai precisar de fósforos ou acendedores.
A grade é removível e fácil de limpar. Mesmo porque Amélia Campista não rola!
O forno, ah o forno, era nosso sonho de consumo antigo... pensa na quantidade de receitas que podemos fazer com esta belezurinha!!! Fizemos tortas e gratinados e ficaram deliciosos, não tem diferença alguma do forno de casa e a diferença no tempo de preparo é mínima.
Fogão para camping Dako Amazonas Plus
Como você deve ter percebido, o Amazonas Plus vem com pés removíveis, então se você preferir colocá-lo sobre uma mesa de apoio é só não parafusá-los. Mas caso você opte por utilizá-los o fogão fica numa altura excelente para cozinhar.
As medidas dele você confere abaixo:
Dimensões com pé (LxAxP)mm: 510 x 820 x 340
Dimensões sem pé (LxAxP)mm: 510 x 430 x 340
Quanto ao peso, são 12,5 kg e você mal percebe. Carregamos ele para lá e para cá em nossa acampada e realmente não parece pesar isso.
Se você reparar colocamos um estradinho e fixamos com Fita Hellermann (conhecido como enforca gato), isso ajudou a nivelar o piso já que o terreno era bem irregular, além de impedir que a umidade do solo atingisse os pés, o que acreditamos irá preservar o equipamento.
Fogão para camping Dako Amazonas Plus
O Amazonas Plus usa gás GLP, e utilizamos um botijão de 4kg.
Na foto abaixo você percebe o detalhe da válvula e manômetro ("relógio") comprados separadamente.
Válvula e Manômetro para Fogão para camping Dako Amazonas Plus
A ideia do manômetro é saber quanto de gás ainda temos, ajudando a economizar evitando a troca do botijão sem necessidade.
A válvula + manômetro sai por aproximadamente R$ 20,00 e você encontra em lojas especializadas em manutenção de fogões ou em lojas de ferragens na área de acessórios para fogão.
Uma dica para usar o manômetro é reparar onde o ponteiro para quando o gás acaba, pois nem sempre a escala (cores verdes, amarelo e vermelho) pode estar bem posicionada dentro do receptáculo do manômetro (vulgarmente conhecido como vidrinho) devido este equipamento ser de uso doméstico e não industrial.
Válvula e Manômetro do Fogão para camping Dako Amazonas Plus
Para aqueles que estão curiosos sobre o consumo, nosso novo brinquedo se mostrou bastante econômico. Como só foi utilizado uma vez não temos como mensurar, mas na prática achamos mais econômico que o fogareiro duplo tradicional, já que seus queimadores são mais eficientes e cozinham o alimento mais rápido.
Espero que vocês tenham gostado da postagem, qualquer dúvida entre em contato nos comentários.
Agora se você leu até aqui e está pensando em providenciar uma camisa de força lembre-se que o usaremos apenas em acampadas mais longas e que nossa turma é grande. Pense comigo, se hoje a Podinha saísse para uma acampada com sua formação completa seríamos 14 pessoas fazendo todas as refeições na barraca. Para as acampadas mais curtas continuaremos com nossas outras opções, mas isto já é história pra outro post!
Abraços campistas
Camy&Podinhas
fonte: http://www.diariodebarraca.com.br/2013/09/fogao-amazonas-plus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook

.