segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O que esperar de um camping?

postagem do blog: http://desligandodatomada.blogspot.com.br/

 A modalidade de camping é dividida basicamente em selvagem, quando não é oferecida estrutura de apoio; e estruturada, em áreas destinadas especialmente para a atividade de campismo, oferecendo estrutura em níveis variados.

Pq. Municipal Cascata Vitória - Maratá/RS

  Ocasionalmente praticamos o camping selvagem, muitas vezes como atividade secundária a outras que podem ou não ter relação com o campismo, como pescaria, travessias, montanhismo e escotismo, para citar apenas alguns exemplos.
Acampamento selvagem em São Simão - Mostardas/RS
Algumas vezes no entanto, o camping selvagem é eleito como atividade principal, por amantes da natureza ou simplesmente por pessoas que desejam se desconectar do ambiente urbano e se aproximar mais intimamente do meio natural.
Camping semi selvagem Minas Outdoor - Caçapava do Sul/RS

          Esta atividade requer um planejamento cuidadoso, uma vez que questões básicas como segurança, saúde e alimentação ficam totalmente a cargo do praticante, e se o planejamento for negligente pode resultar em enormes dores de cabeça!

Acampamento selvagem em São Simão - Mostardas/RS
      Apesar de já ter praticado a modalidade selvagem, prefiro praticar o campismo em áreas de camping com estrutura, e a escolha do local a se acampar se baseia em alguns critérios básicos.
Camping Dalsasso - Ipê/RS
       O camping ideal para a nossa estadia deve cumprir algumas exigências fundamentais:
   - Segurança: o suficiente para que se possa deixar o acampamento sem maiores preocupações quanto a permanência e integridade dos equipamentos, e principalmente a integridade física dos acampantes. Isso em geral passa pela própria localização, cercamento, controle de acesso de pessoas estranhas ao ambiente e vigilância por rondas quando necessário. Outra providência favorável é a disponibilização de um 'guarda valores', em casos em que o estabelecimento não se responsabiliza por ocasionais furtos. Cadeados em barracas além de serem ineficazes, geralmente resultam em prejuízo duplo: do objeto furtado e do dano à barraca durante o 'arrombamento'.
Camping Sonho Dourado - Ilha do Mel/PR
   - Área de acampamento nivelada, com boa sombra e drenagem adequada, idealmente com lotes delimitados e com acesso a pontos de energia elétrica, quando possível. Espaço para lavagem de roupas e utensílios, bem como coleta de água.
Camping Paraíso Tropical - Praia do canto Grande - Bombinhas/SC
   - Banheiros: devem existir em número suficiente para evitar filas, e mantidos em condições adequadas de conservação e limpeza. Em regiões em que as habitações e outros meios de hospedagem (pousadas, hotéis, albergues, etc) disponibilizem chuveiros aquecidos, o camping também deverá oferece-los, pois são necessários, e o campista não é menos gente do que ninguém.
     Há quem argumente que este seria um 'luxo' desnecessário, o que discordo totalmente, e indico que passem para a posição 'desligado' do chuveiro aqueles que desejarem uma experiência mais primitiva! O ideal é que eles sejam separados em blocos separados por sexo e com uma área destinada para vestiário e porta roupas.
Camping da Pinheira - Praia de Cima - Palhoça/SC
   - Regras: infelizmente a maioria das pessoas não sabe lidar com o bom senso, o que torna fundamental que se estabeleçam horários rígidos de silêncio, e que mesmo fora destes o uso de aparelhos sonoros (principalmente automotivos) seja restrito ou proibido. Viva os sons da natureza! Alguns campings com estrutura mais completa, disponibilizam áreas de recreação e interação afastadas do setor de acampamento, permitindo um ambiente descontraído sem perturbar os demais campistas.
Regras do Camping Superstar - Praia da Lagoinha - Ubatuba/SP
   - Área de alimentação: galpão ou estrutura coberta com mesas, churrasqueiras e pias. Idealmente com cozinha comunitária que disponibilizem refrigeradores e fogões de uso comunitário. Lembre que nem todo mundo chega ao camping de carro e pode trazer consigo equipamentos para montar mega estruturas!
Camping Hostal do Holandês - Ilha Grande/RJ
Camping Cantinho da Ilha - Ilha Grande/RJ
   - Localização: ao meu ver o mais importante de tudo, capaz de me fazer abrir mão de muitas comodidades dos itens acima. O ideal é que o camping se localize próximo a atrativos locais(praias, cachoeiras, comércio, etc), evitando deslocamentos longos para se usufruir o que o lugar tem a oferecer, dispensando assim a necessidade de equipamentos extras de diversão dentro do camping.
CCB Setiba- Guarapari/ES
   - Ambiente: atendimento cordial por parte dos proprietários e funcionários do camping, livre da circulação indiscriminada de pessoas estranhas à atividade campista e com tarifário compatível à estrutura oferecida.
Parque das Cachoeiras - Vacaria/RS
      Afora os itens fundamentais já elencados, nunca é demais alguns confortos facultativos como redes wi-fi, para facilitar a vida daqueles que estão longe de casa e precisam manter contato com familiares, ainda que para alguns isso possa representar uma conexão indesejável com a rotina da cidade, ms aí já fica a cargo da consciência de cada um!
Camping Passo da Ilha - São Francisco de Paula/RS
     Obviamente a escolha do lugar onde se vai acampar depende do gosto e das necessidades de cada um, mas a escolha criteriosa pode sem dúvida tornar a experiência mais agradável e prazerosa!
Camping Pedra do Sino - Ilha Bela/SP

     Espero que tenham curtido as dicas e observações! Até a próxima, quando apresentarei uma lista decampings visitados, com observações básicas a respeito de cada!

fonte: http://desligandodatomada.blogspot.com.br/2013/10/o-que-esperar-de-um-camping.html?showComment=1381849181935

Campings Mapeados