terça-feira, 5 de novembro de 2013

Equipamentos Ultra Leves para Mochileiros

postagem do blog: http://campingtec.blogspot.com.br/

Equipamentos Ultra Leves para Mochileiros

   Quem acompanha meu blog sabe que estou me preparando para fazer umas trilhas. Muito que tenho lido mostra que nunca devemos carregar mais do que 30% do nosso peso, mas quanto mais leve, melhor.
   Os adeptos deste tipo de aventura garantem que se você viajar bem leve, pode aproveitar muito melhor a aventura. Consegue chegar nos pontos de pernoite muito menos fatigado, consegue dormir melhor e consequentemente acorda melhor, disposto para explorar as belezas e curtir melhor o passeio.
   Pensando nisso comecei a pesquisar algumas opções de equipamentos que caberiam no meu bolso.
   Os principais equipamentos para trilha são chamados conjuntamente de "Big Three" ou os "3 Grandes" que são os itens mais pesados e volumosos: Abrigo; Cama e Mochila.

   Abrigo inclui algumas opções: Barracas; Tendas; Rede ou mesmo Bivvy Sac, que são sacos de dormir fechados que se pode, em alguns casos, dormir no relento sem barraca. Em outros casos somente uma tenda de tela mosquiteira.
   Cama inclui saco de dormir e isolante térmico. Em alguns casos são utilizados colchões infláveis que isolam ou não o frio que vem do chão.
   Mochila é bem óbvio que se refere ao pacote onde se transporta todas as tralhas.
   Eu como prezo muito pelo conforto, quero ter coisas leves para poder levar alguns itens que em alguns casos são considerados luxo, como por exemplo um colchão inflável. Assim comecei pela mochila: REI Flash 45. É uma mochila da categoria ultra leve com apenas 960g, comporta 45 litros, tem uma estrutura de alumínio aeronáutico, seu boné superior possui bolsos para coisas pequenas, possui também bolso interno para uma bolsa de hidratação que é um cantil com uma mangueirinha para você beber água enquanto caminha.
   O mais interessante é que a funcionária da loja vestiu em mim um gabarito para medir o tamanho da minha coluna, tendo como referência o ajuste da mochila no quadril, para somente então recomendar o tamanho exato de mochila para mim.
   É muito importante que a cinta do quadril seja bem confortável e esteja bem ajustada. É justamente no quadril que deve ficar apoiada a maior parte do peso, por isso que a mochila tem as estruturas para "esticar" a mochila, e também tem a cinta barrigueira. Cerca de 75% do peso deve estar sobre os ossos da bacia e apenas 25% nos ombros. Assim a coluna não sofre com o peso e você consegue ir muito mais longe com o mesmo peso. Note como as tiras inferiores das alças dos ombros são finas, justamente porque não precisam suportar todo o peso.
Link do produto: REI Flash 45





   Para o item cama, optei por uma combinação de saco de dormir + Colchão inflável.
   O saco de dormir Marmot Nanowave é do tipo sarcófago e acredito que olhando para a imagem abaixo entende-se porque. A idéia é reduzir a perda de calor pois perdemos 30% de nosso calor pela cabeça (ainda mais para os calvos como eu). Você literalmente veste o saco de dormir e cobre a cabeça, puxa dois elásticos e deixa só o rosto pra fora. Muita gente pensa que é desconfortável, mas é bem legal, e você fica bem quentinho. A temperatura limite deste modelo é de 5 graus Centígrados, mas se ficar calor basta abrir o ziper. Pesa apenas 920g e na sacola de compressão que acompanha fica com o volume pouco maior que um litro.
Link do Produto: Marmot Nanowave Sleeping Bag
   Para aumentar o conforto e principalmente a isolação térmica optei pelo colchão Exped DownMat Lite 5que conforme o nome indica, possui um isolamento interno de penas (Down) para chegar a um nível de isolamento térmico (R value) de 4.1. Acredite, é um isolamento excelente para um inflável de 2 polegadas de espessura. Ele possui as laterais mais altas o que ajuda a não cair de cima dele. Pesa apenas 640g e enrolado tem menos de 1 litro. Acompanha uma bomba para encher, que nada mais é do que uma pequena bolsa com um pedaço de espuma dentro, que você aperta, empurrando o ar para dentro do colchão, quando solta a a espuma expande a bomba para você apertar de novo. Possui um exclusivo sistema de válvulas planas para reduzir o peso e o volume.
   Mesmo estando em um hotel bem confortável em Atlanta nos EUA, eu não resisti e inflei o danado e estendi o saco de dormir sobre ele para passar a noite, e ele passou neste teste com louvor.
Link do Produto: Exped DownMat Lite 5

   Para o item abrigo, eu já tinha uma barraquinha Nautika Amazon 3/4 que antes era um item leve dentro das minhas opções aqui no Brasil, não é tão pesada se considerarmos que cabem 3 pessoas + equipamento e seu peso pode ser dividido entre as 3 mochilas. Já mostrei esta barraca em outro post aqui no blog. Link: Qual Barraca Ideal?
   Para padrões ultra leves a Amazon fica bem pesada com cerca de 3Kg enquanto as boa barracas ultraleves para 4 pessoas ficam na faixa dos 1,8Kg como a Fly Creek UL4. Todas as varetas são de alumínio e o tecido super leve. Mas ainda é um desejo não realizado, fica aqui só a titulo de comparação.
   Link para o Produto: Big Agnes Fly Creek UL4
 Existem ainda opções mais leves ainda, que nem sequer utilizam varetas, somente a lona, que é esticada utilizando o bastão de caminhada ou um galho de arvore cortado na hora de montar a barraca. Um exemplo está na foto do início deste artigo, uma barraquinha triangular que pesa menos de 800g.

   Para garantir uma caminhada tranquila um bom calçado é fundamental e por isso escolhi o Merrel Moab Mid Waterproof. É um calçado muito interessante pois tem altura do cano suficiente para proteger o tornozelo de torções, é bem acolchoado e o mais legal... é à prova de água! A língua é inteiramente fechada e você pode enfiar o pé na água até o cano sem molhar dentro. Ao mesmo tempo, seu material permite que o vapor de água passe mantendo seu pé mais seco.

   Eu também tinha já a muitos anos o desejo de comprar uma multi ferramenta de qualidade, mas aqui no Brasil é MUITO caro. Aproveitei a viagem e consegui um Leatherman Wave.
   Suas lâminas são excelentes, o aço é de alta qualidade, o alicate é super útil e ainda vem com uma bainha de Nylon para se usar no cinto.
   Espero que estas dicas sejam úteis para os mochileiros. Aguardem os próximos posts com mais detalhes.

  Obrigado pela visita.

Walgran e família.

fonte: http://campingtec.blogspot.com.br/2013/11/equipamentos-ultra-leves-para.html

Campings Mapeados