terça-feira, 21 de maio de 2013

Sozinhos no Itapiroca

fonte: http://nossacasaeumabarraca.blogspot.com.br/2013/05/sozinhos-no-itapiroca.html


 Com o inverno chegando, o que não sai da cabeça são as montanhas! E pra dar as boas vindas a mais uma temporada de montanha, decidimos subir uma que a Jéssica ainda não conhecia e que eu nunca havia acampado no cume, o Pico Itapiroca.
O Pico Itapiroca, fica na mesma região do Pico Paraná, a maior montanha do Sul do Brasil. Com seus 1.805 metros, é a quinta maior montanha em altitude da região. A trilha que leva ao Pico se dá pelo mesmo caminho de acesso ao Pico Paraná, sendo que em determinado ponto toma-se um caminho à direita ao invés de continuar a caminhada. 
Colocamos todas as tralhas nos alforjes da moto e caímos na estrada depois das 9:00 da manhã. Quando chegamos na fazenda e fomo montar as mochilas, descobrimos que nossos isolantes térmicos haviam soltado e caído na estrada. Peguei a moto e voltei os 6 km de estrada de terra que ligam a fazenda ao asfalto, mas nada encontrei. Nossa sorte foi que o Adilson (dono da fazenda Pico Paraná) nos emprestou dois isolantes pra não passarmos frio a noite! Valeu Adilson!!!





Começamos a caminhada já passado das 11:00 da manhã e debaixo de muito sol e um céu azulzinho, sem nenhuma nuvem. Como a caminhada ao cume leva cerca de 4 horas, caminhamos num ritmo bem tranquilo, parando nos mirantes pra tirar a mochila das costas, tirar fotos, conversar e dar risada.
Antes do fim da tarde atingimos o cume do Itapiroca e do alto é possível avistar praticamente toda a Serra do ibitiraquire. A vista do Pico Paraná lá de cima é fantástica! A Oeste, a represa do Capivari, ao Norte o Pico Caratuva, e na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Tucum, Camapuã e ao longe o imponente Ciririca com suas duas placas que se tornam reluzentes ao sol. Mais ao longe avistam-se as montanhas das serras da Graciosa, Baitaca e do Marumbi. 
Assinamos o caderninho e fomos armar a barraca enquanto ainda era dia. Nesta hora nos demos conta de que não havia mais ninguém no cume do Itapiroca! A montanha era só nossa! Hahaha...









Depois de armarmos a barraca, curtimos um belíssimo por do sol que só vendo mesmo pra crer! Após isto, corremos pra barraca, porque o frio veio rapidinho. Fizemos um delicioso jantar, um sopão bem quente com pão e abrimos uma garrafa de vinho pra comemorar mais uma aventura e mais um fim de semana bem vivido das nossas vidas! E de sobremesa ainda tinha chocolate, heim!
Antes de deitar ainda demos uma volta fora da barraca, e curtimos um céu mega estrelado, a lua ainda não havia nascido e as estrelas reluziam no céu numa imagem inesquecível! E de quebra ainda era possível ver o Pico Paraná rodeado de nuvens, deixando a vista apenas o topo da montanha.


Deitamos torcendo para que aquele mar de nuvens estivesse ali ainda pela manhã, para tirarmos várias fotos daquela cena deslumbrante. Só que o que me acordou as 6:00 da manhã, foi o barulho da garoa batendo no teto da barraca. Sai da barraca tentando não acreditar que era garoa, mas não teve jeito, havia uma nebrina muito densa onde não era possível ver 1º metros a frente do nariz e o vento forte fazia esta neblina parecer mais uma garoa mesmo.
Com chuva ou com sol, era melhor estar ali do que em casa né, então aproveitamos para curtir o momento, ficamos ali deitados na barraca por mais um bom tempo e depois fizemos um café bem quentinho.
Depois do café desmontamos tudo, montamos as mochilas e começamos a descida antes que a chuva engrossasse e tomamos o rumo de volta pra casa.

fonte: http://nossacasaeumabarraca.blogspot.com.br/2013/05/sozinhos-no-itapiroca.html

Campings Mapeados