quarta-feira, 19 de junho de 2013

A melhor barraca é aquela que podemos comprar !

Quando pensamos em acampar com crianças, a primeira coisa que nos vem a cabeça é:
- Qual barraca vai garantir segurança para minha família ?
Várias pessoas já me vieram perguntar qual é a melhor barraca para se acampar com crianças pequenas e a minha resposta é sempre a mesma e muito simples:
A melhor barraca é aquela que você pode comprar !
Tendo isso como princípio, a segunda pergunta pode ser:
- No valor que eu posso pagar qual é a melhor opção de barraca para se acampar com crianças ?
Bom, podemos partir do princípio de que acampamento com criança pequena descarta uma série de equipamentos super caros, resistente a ventos fortes e neve. Afinal, não podemos sair muito da zona de conforto acampando com os pequeninos. Nesse caso, a única coisa realmente importante é que a barraca seja estável e aguente uma bela chuva típica de nosso país tropical. Ou seja,  não entre água.
- Como vou saber então qual barraca não entra água ?
A resposta está na coluna d´água, ou seja, a capacidade impermeabilizante do tecido. Esse tipo de informação deve estar disponível na grande maioria das barracas vendidas no Brasil. Fiquem atentos que a grande maioria está abaixo do aceitável para aguentar as chuvas brasileiras.
O Ricardo do Camping e família publicou um texto bem interessante sobre o assunto AQUI. No final do post ele coloca uma tabela com os vários valores de coluna d´água de várias marcas que encontramos a venda no Brasil. Segundo o Ricardo, para dar conta das chuvas brasileiras o ideal é ficar acima de 1500 mm. Outro texto interessante e complementar ao que o Ricardo escreveu, me foi indicado pelo amigo campista Felipe, explica a umidade de impermeabilização para barracas e vestuários, muito importante na hora de escolher uma barraca – pode ser lido AQUI.
As barracas da marca Quechua, que podem ser encontradas nas lojas Decathlon,  representam uma boa razão custo/benefício e são bastante seguras. Todas apresentam coluna d´água superior a 2000 mm e são super resistentes a chuva e a vento. Dentro dessa marca é possível encontrar inúmeros modelos, pequenas e grandes, algumas mais arejadas da linha AIR e outras mais quentes. Aí vai do gosto de cada um, pois a segurança dos pequeninos está garantida. As barracas daTrilhas e Rumos também são bem quistas entre os campistas, com coluna d´água da ordem de 2000 mm também aguentam bem a chuva, mas em minha opinião pecam na ventilação e nos modelos pouco variados. A Aztec também tem barracas boas mas a maioria são pequenas e caras, mais adequadas para grandes aventuras. Tem também as barracas da Nautika, da Coleman e da Guepardo. Algumas aguentam bem a chuva e outras nem tanto, mas é só ficar atento à bendita coluna d´água que o Ricardo gentilmente decifrou para todos nós.
Eu escolhi dois modelos de barracas, uma grande e adequada para acampamentos mais longos e outra para acampamentos mais curtos. Ambas da marca Quechua e ambas já passaram no teste das chuvas torrenciais de Ubatuba.
A minha barraca maior é o modelo T6.2, dá um pouco de trabalho montar sozinho e o ideal é montar em duas pessoas. No entanto há que se pensar que se temos crianças pequenas na parada apenas um poderá montar e desmontar os equipamentos e o outro ficará por conta dos pequenos. Não há bichos de sete cabeça e nem motivo para deixar de acampar, apenas leva um pouco mais de tempo e é bom estudar esse vídeozinho antes de sair de casa para as coisas ficarem mais fáceis.
248689_10151187474660952_1504356899_n
Camping Itaguá em Ubatuba
A minha barraca menor é o modelo 2 seconds XXL IIII, bem prática e eu monto e desmonto sozinha, mas sempre faço a lição de casa para lembrar os detalhes com esse videozinho, antes de sair de casa.
72828_10151187449105952_1398991704_n
Camping Itaguá em Ubatuba
Ou seja, hoje em dia temos no mercado barracas muito boas com preços acessíveis que podem garantir a segurança e o conforto necessário para acampar com os pequeninos.
A grana tá curta e não dá para comprar nenhuma dessas com coluna d´água acima de 1500 mm ? Compre uma lona comum para colocar por cima da que você conseguir comprar e bora levar a criançada para acampar ! Quando a situação melhorar um pouco, deixe a lona de lado e invista em um equipamento que achar mais adequado para sua família.
Abraços campistas e até o próximo post !


fonte: http://campingcomcrianca.wordpress.com/2013/05/22/a-melhor-barraca-e-aquela-que-podemos-comprar/

Campings Mapeados